
Módulo 1
Introdução
Em busca da compreensão de si mesmo, o homem recorre ao passado a fim de interpretar os acontecimentos ocorridos e tentar pressupor os que podem acontecer. Ao longo do tempo, essa prática ganhou técnicas e métodos distintos, percorrendo diversas áreas do conhecimento e alcançando uma extensa variabilidade de contextos em relação às vidas dos nossos antepassados.
O advento de novas ciências e o avanço da tecnologia permitiram um amplo campo de estudo, surgindo a partir daí, a necessidade de dividir a história em períodos específicos.

“Foi no século XIX que surgiu o conceito de História como uma ciência voltada para o estudo do passado a partir dos documentos escritos. Definindo que a História se faz com documentos escritos, convencionou-se que a invenção da escrita seria o início da História.” (FUNARI, 2018)
Dessa maneira, podemos considerar, durante a experiência nesta atividade, que a História é o período estudado a partir dos registros escritos, e que o período que antecede a escrita será denominado como Pré-História.
Mas antes de prosseguirmos para a Periodização Clássica da História, vamos compreender a Periodização Cronológica da História:
Fonte: Commons

O método cronológico que utilizaremos na exposição é o mais comum: Periodização Bíblico-Cristã, que tem como ponto referencial o Anno Domini, ou seja, o ano de nascimento de Jesus Cristo.
Os períodos que antecedem o Anno Domini devem ser contados de forma decrescente, e serão mencionados com a sigla a.C. (Antes de Cristo, ou Antes da Era Comum).
Os períodos que sucedem ao Anno Domini devem ser contados de forma crescente, e serão mencionados com a sigla d.C. (Depois de Cristo, ou Depois da Era Comum).