top of page

"O objetivo de uma periodização histórica é organizar, em um determinado recorte temporal, uma época ou eventos que teriam características em comum." (FONTOURA, 2016). Ainda segundo o autor, as periodizações foram definidas em momentos e locais distintos, como por exemplo, os conceitos "Idade Média" e "Antiguidade" que foram denominados assim no Renascimento, ou a própria Pré-História, conceito estabelecido no século XIX para determinar o período anterior a escrita.  

"É preciso estarmos atentos, porém, ao fato de que esses períodos foram definidos de forma bastante arbitrária. Boa parte deles foi sedimentada pela tradição e abarcaram locais e épocas que, muitas vezes, não têm qualquer semelhança entre si. Além disso, as pessoas daqueles tempos não sabiam que viviam em certo período histórico. Nenhum europeu do século XII se achava medieval. Para ele, aquele era o presente, o seu 'agora'. O faraó Ramsés II, por exemplo, deixou uma inscrição na pirâmide de Quéops registrando sua presença naquele local venerável que, para ele, era dos antigos governantes. E, em relação a temporalidades, cabe lembrar que Cleópatra está mais próxima de nossos dias do que do momento da construção das pirâmides. Ainda assim, ambas estão colocadas sob o recorte 'Antigo Egito' ou 'História Antiga'." (FONTOURA, 2016) 

Dessa forma, fica mais fácil entender as diferenças entre as representações artísticas realçadas nos períodos da página anterior. No imaginário comum, o período contemplado pela Idade Média é rapidamente associado a reis, cavaleiros e a igreja cristã, e embora esses elementos representem a Idade Média em grande parte da Europa, ao mesmo tempo, a realidade nas Américas, África, Ásia e Oceania, por exemplo, é completamente diferente.

 

Cada lugar tem seu próprio desenvolvimento e temporalidade. Sua cultura, religiosidade, política, tecnologia e economia se desdobram de acordo com o presente e com as características específicas de um povo ou conjunto de povos interligados.

Com a linguagem e a escrita acontece o mesmo: cada lugar desenvolve sua própria técnica de comunicação em tempos distintos. É isso o que veremos no próximo módulo.

© 2024 por Biblioteca  Machado de Assis - IFSP Campus Registro

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page